sábado, 8 de junho de 2013

Três Coisas que Você Não Precisa para Ser um Grande Líder

Às vezes, as coisas que você pensa que você precisa vai levar você para o caminho errado. Aqui está o que você precisa saber.

Todos fazemos o que fazemos para satisfazer nossas necessidades, a maioria dos empreendedores iniciam novos negócios pela necessidade de liberdade e autonomia. A maioria dos líderes chegam a posições de liderança impulsionados por uma necessidade de fazer a diferença.



Entretanto, algumas necessidades prejudicam e podem arrastar grandes líderes a um nível medíocre. Aqui estão as três principais necessidades que podem fazer excelentes líderes sucumbirem:

A necessidade de ser amado

Não há nada de errado em ser amado pelas pessoas que trabalham com você e nos estágios iniciais de liderança de qualquer grupo, seja ele uma empresa, um setor, um departamento, uma divisão, um projeto ou uma equipe, faz sentido trabalhar com pessoas que você gosta e que gostam de você. Carinho, respeito mútuo - até mesmo o amor - são contribuições poderosas para uma saudável e vibrante liderança.

Os problemas ocorrem quando um líder se torna viciado em receber o carinho e/ou o respeito dos outros. Nesse ponto, o processamento de informações é prejudicado, as decisões são infectadas com parcialidade e comunicações perdem sua clareza e precisão.

Como saber quando você ultrapassou o limite entre oferecer um ambiente saudável de aceitação e respeito e desejo o carinho dos outros?

Você vai perceber pela forma como você trata aqueles que são menos sociáveis​​. Se você estiver excluindo essas pessoas do seu círculo social, ou, indo para o outro extremo, remoendo-se para receber suas atenções e carinho, então você tem um problema.

A necessidade de ser a pessoa mais inteligente da sala.

Líderes lideram. Líderes acertam com mais frequência do que erram. Líderes são técnicos e mentores de outros. Líderes vêem coisas que outros não vêem. Líderes impulsionam outros a lugares que não iriam.

Tudo isto é verdadeiro, porém, em um certo grau. Frequentemente estes fatos não acontecem ao mesmo tempo, e algumas destas características podem ou não aparecer no arsenal de um grande líder por um longo tempo.

Infelizmente, alguns líderes menos brilhantes começam a falar sem parar. Literalmente falam sem parar, de forma projetada, para garantir que todos ali saibam o quão inteligentes e quão ótimos líderes eles são. Eles precisam ser a pessoa mais inteligente na sala.

Você vê isso nas equipes o tempo todo. Todo mundo já falou tudo o que tinha pra dizer e estão prontos para tomar uma decisão, mas os CMIDS (Cara Mais Inteligente da Sala) tem que falar mais, para adicionar um gloss, dar um pitaco, fazer uma observação que eles têm a certeza de que ninguém mais percebeu. O CMIDS faz uma pergunta e depois perde cinco vezes mais tempo pra nos dizer precisamente qual é o seu ponto de vista e qual é a resposta na opinião dele, antes que qualquer outra pessoa tenha chance de responder. Um tema é levantado e é rapidamente resolvido, por unanimidade, até que o CMIDS enxergue uma cabeça de alfinete, e faça todos dançarem por 30 minutos, prejudicando toda a reunião.

Como saber se você é o CMIDS? Simples! Se você acha que é a pessoa mais inteligente da sala, você é,  quase que com certeza o Cara Mais Inteligente da Sala. E lembre-se, se você é a pessoa mais inteligente da sala, você está no lugar errado.

A necessidade de estar em outro lugar

Sim, você está ocupado. Sim, você é o chefe, então você começa a se esquivar das reuniões quando ficar entediado. Sim, existem infinitas notificações em pequenos botões vermelhos em seu smartphone e é latejante a vontade de ver cada algo novo que chega a cada quarenta e cinco segundos.

Porém lembre-se que você é necessário ali, que é esta a sua função e que para desempenhá-la bem é preciso que você dê a sua total atenção tanto fisicamente quanto emocionalmente e intelectualmente, não apenas uma lasca patética de atenção periférica, que você distribui minuto a minuto, dependendo do seu grau de interesse em um determinado momento.

Esteja presente em todos os sentidos. E se você não estiver onde você é necessário, então descubra onde você é e vá até lá.

Fonte: http://www.inc.com/les-mckeown/3-toxic-needs-that-will-hurt-you.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário